Como arrumar a cozinha ? Dicas eficientes.

como-arrumar-uma-cozinha

Como é o coração da casa, a cozinha tem mais movimento que qualquer outro cômodo. Daremos dicas essenciais  de como arrumar a cozinha. Portanto, não é de surpreender que seja também o cômodo mais difícil de manter limpo e organizado. Há uma bagunça diária a ser enfrentada, e daremos agora dicas para você tirar tudo de letra.

Confira também “Como arrumar o armário da cozinha

A guerra contra as bactérias!

É praticamente impossível manter uma cozinha sem nenhum tipo de germe. Mas você pode se livrar de 99% deles apenas com sabão e água quente.  Para matá-los, porém, você precisa desinfetar superfícies.

como-arrumar-uma-cozinha-1 De acordo com um estudo realizado pela Universidade do Arizona, em uma esponja existem em média mais de 7 bilhões de germes. Por isso, desinfete as esponjas! Limpe-a com sabão,  e coloque ainda úmida e envolta em papel toalha no microondas por um minuto, na potência alta. Retire e guarde-a seca. Troque a cada semana!

Livre-se dos velhos hábitos, como o uso de colheres e tábuas de madeira. Já se sabe que é muito mais fácil e higiênico manter limpos  os utensílios feitos de plástico e silicone.

 

Organização. Em lugar arrumado, tudo fica mais gostoso!

(1) Pense nos tipos de atividades que ocorrem na cozinha: preparar os alimentos, cozinhá-los, fazer as refeições, lavar louças.

(2) Agora pense em que ponto da cozinha você faz essas coisas e nos apetrechos necessários para fazê-las.

(3) Analise o espaço que você tem  em cada um desses pontos para guardar os utensílios de que vai precisar em cada atividade – eles devem estar sempre a mães.

 

dica-de-organizacao-cozinha

 

Para organizar as suas gavetas, sugerimos que leia nossa super postagem “Como organizar gavetas muito bagunçadas” clicando aqui.

Tudo ao seu alcance.

O lugar ideal para louça, os copos e os utensílios de para ou aço inoxidável deve sempre estar próximo da pia para que fique fácil e rápido guardá-lo depois de lavados.

- Enfileire copos por ordem de altura. Eles devem ficar mais próximos ao filtro ou da geladeira. Deixe-os com a boca para baixo.

Saiba que já existem os escorredores e organizadores de formas! Foram projetados especialmente para escorrer e também organizar as formas na hora de guardar.

- Panelas e formas devem ficar próximas ao fogão.

- As panelas também podem ficar penduradas num varão na cozinha. Confira algumas dicas bem criativas abaixo.

ideias-criativas-cozinha-organizacao

- Os eletrodomésticos usados com mais frequência também podem ficar sempre na bancada, desde que seja bonitos e em bom estado.

Organizando cozinhas pequenas

-  Paredes e teto são ‘armários’ em potencial para acomodar suas coisas. Essa dica é ótima para cozinhas pequenas e não tem nada de brega, pois saiba que os principais utensílios do chef de um chef de cozinha ficam pendurados e não guardados dentro dos armários, pois é muito mais prático e eficiente. O produto a seguir é um suporte magnético aonde facas e colheres de panela ficarão bem presos e organizados na parede.

barra-magnética

- Os ganha espaço são uma forma  muito inteligente de aumentar o seu espaço de armazenamento nos armários da cozinha pois são capazes de DOBRAR o espaço do seu armário.

ganha-espaço-modelos-comprar-

- Você quer mais espaço nas prateleiras? Use os famosos gavetex, eles criam compartimentos extras embaixo das prateleiras.

gavetex-comprar-organização-dica

- Dê um limpa nos armários. Jogue fora potes de plástico sem tampa e passe adiante os que você nunca usa por serem muito grandes ou muito pequenos. Se tiver copos e conjuntos para café além do necessário, descarte alguns.

Tome nota.

porta-anotacoes-magneticoPara finalizar, sugiro que você tenha sempre a sua disposição um porta anotações que pode ser usado em diversos momentos como: anotar as tarefas do dia, lembretes importantes, itens que devem ser comprados.

Comunique sempre sua família sempre que fizer uma grande mudança na dinâmica da organização da sua casa. Assim todos te ajudarão a mantê-la limpa e organizada.

 

 

Deixe uma resposta.

Você pode usar a seguintes tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>