Como arrumar a casa : Princípios básicos.

como-organizar-casa-2

Antes das dicas de como arrumar a casa  devemos aprender alguns conceitos importantes de organização. Melhor do que deixar a casa arrumada é deixa-la organizada.  Quando organizamos uma casa não estamos falando apenas de uma boa limpeza, quando organizamos estamos planejando como a casa deve funcionar.

- Espaços designados: Quarto, cozinha, mesa ou armário, antes de arrumar a casa é necessário saber o que você guarda,  jogue fora o que  não costuma usar e dê um espaço designado para cada objeto.

- O objetivo da organização – É o de ser capaz de encontrar, trocar e avaliar os itens rapidamente. No entanto, a organização também pode ajudar a manter sua casa arrumada fornecendo um sistema rápido e lógico de colocar e remover as coisas para um fácil acesso. Isso fará com que você e sua família economize tempo e dinheiro em consequência de coisas ‘perdidas’.

 

como-arrumar-a-casa

CATEGORIZE HIERARQUICAMENTE 

Organize os objetos por temas gerais, e crie subcategorias para cada uma. Por exemplo, você pode colocar todas as suas coisas de esportes em uma prateleira com uma caixa para cada esporte (futebol, volei, academia, etc.). Para isso, existe uma infinidade de opções de caixas organizadoras que te auxiliarão nesta tarefa.  Lembre-se de identificar as caixas, afinal, você não vai querer perder tempo abrindo uma por uma para saber o que tem dentro. Hoje em dia existem até etiquetadoras próprias para isso, ou se preferir compre etiquetas reutilizáveis.

 

LIMPE ANTES DE COMEÇAR

Limpe seus pertences antes de você pensar em organizar. Não faça o caminho inverso. Você só poderá saber o que você tem de espaço quando você limpa. Passe pelos cômodos retirando o que é desnecessário e coloque num cesto as roupas sujas.

 

OBSERVE 

Observe como você utiliza seus pertences para descobrir como usar o seu espaço de forma eficiente. Coloque mais próximo de você os objetos que você precisa e usa com mais frequência e ponha longe o que usa menos. Potes ficam armazenados perto do fogão, envelopes e selos são guardados na mesa de escritório, amaciante e água sanitária vão para a lavandaria. (Parece óbvio, mas você ficaria surpreso com quantas pessoas colocam em ‘qualquer lugar’ as coisas e depois são surpreendidos ao realizar tarefas que se tornam difíceis e lentas).

 

QUESTIONE O QUE É NECESSÁRIO

Você tem itens em sua casa que só ocupam espaço?   Ao organizar a casa, algumas decisões deverão ser tomadas. Boas perguntas na hora de tomar tomar uma decisão de se livrar de algo.

Eu preciso disso?

- Vou precisar isso em um ano?

- Usei isso no ano passado?

- Eu realmente amo isso?

- Há mais alguém que poderia usar isso mais?  

- Se eu por acaso precisar, posso substituí-lo por um equivalente facilmente?

COLOQUE DE VOLTA

Agora. Depois de definir o lugar dos objetos, você precisa adquirir o hábito de colocá-las de volta no lugar  logo que você terminar de usá-las. Não coloque na mesa da cozinha ou no sofá e passar para outra coisa, pensando que você vai colocá-lo fora depois. Isso é um grande erro!

  • Sempre coloque suas chaves no mesmo lugar, de preferência em um porta chaveiro.
  • Sempre coloque o seu telefone celular no mesmo lugar.  Delimite apenas um ponto de carregamento do celular.

SACOS ORGANIZADORES, AMIGOS PARA TODA HORA

Quando precisar armazenar itens por longos períodos, utilize sacos plásticos organizadores, como o VACBAG. Desta forma, os itens ficarão mais compactos, limpos e livre de poeira. Coloque os sacos em armários e gavetas. Sacos VACBAG são convenientes, úteis e baratos!

SENTE-SE E SINTA

Durante o processo de organização é importante fazer algumas pausas para olhar com calma o que você já organizou e sentir como é estar num ambiente organizado. Espaços organizados são simples e fáceis  de serem usados.  Cada item em sua casa tem uma localização. Espaços organizados criam ambientes de paz, abertura e acolhimento.

 

Agora você já sabe como organizar a casa, é a hora de colocar em prática!

 

 

Deixe uma resposta.

Você pode usar a seguintes tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>