Como organizar gavetas muito bagunçadas.

como-organizar-gavetas

Se sua gaveta encontra-se em uma situação de caos total, acredite, temos uma solução pra ela! Antes de saber como organizar gavetas, recomendamos que leia nosso post sobre “Princípios básicos de organização“. Caso queira organizar gavetas de meias e roupas íntimas, acesse o post “Como organizar meias“. Agora, siga os passos abaixo para você organizar suas gavetas com eficiência.

1º – Jogue o lixo gora

Lugar de lixo é no lixo, e não na gaveta! Tendemos a guardar qualquer coisa sem avaliar se iremos precisar realmente, então pelo menos 30% dos objetos que estão na gaveta você nunca precisou e nunca vai precisar. Não se assuste ao encontrar objetos perdidos ou que você nunca imaginou que poderiam estar ali. Separe e jogue no lixo.

como-organizar-gavetas-1

Jogue fora: pilhas descarregadas, papéis sem utilidade (o método Einsenhower pode te ajudar muito nessa hora), cabos estragados, revistas, panfletos, canetas sem tinta, cartões de visita, etc.

Realizando este primeiro passo você verá uma mudança dramática na organização da sua gaveta.

2º – Espaços designados

Um dos princípios básicos de organização é ter um lugar para cada objeto. Cada objeto deve ter sua ‘casa’, seu espaço. Determine qual categoria de objetos cada gaveta deve guardar, e se possível use etiquetas identificadoras. Retire da gaveta tudo o que não pertence a ela e em seguida realoque os objetos nos seus devidos lugares. Nada deve ficar ‘sem teto’ e evite criar categorias como ‘Outros’ ou ‘Sem categoria’.

Faça a classificação de cada gaveta antes de colocar tudo de volta e prossiga para o próximo passo.

3º –  Organizadores de gavetas

Os organizadores de gavetas possuem divisores que são ideais para a organizar dentro da gaveta. Existem organizadores de gavetas de casaescritório, da cozinha, armário, de garagem, bijuterias, jóias, etc. Encontre o seu organizador de gavetas ideal e você perceberá que será muito mais fácil encontrar o que você precisa dentro da gaveta. Os porta-trecos são também uma ótima alternativa para os objetos muito pequenos, como pregos, tachinhas, etc .

organizador-de-gavetas

4º – Manutenção

Agora você tem a gaveta dos seus sonhos! Coloque na sua lista de tarefas do mês, verificar como anda a organização das suas gavetas. Depois que você realizar todos estes passos, até as crianças entenderão a dinâmica de organização das gavetas.

 

Os benefícios de uma organização simples como essa proporcionam mais motivação para organizar outros ambientes. Anime-se!

Deixe uma resposta.

Você pode usar a seguintes tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>